A pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (21) revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto em todos os cenários analisados para as eleições de 2026, tanto em primeiro quanto em segundo turno. O levantamento ouviu 12.150 pessoas entre os dias 13 e 17 de agosto, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiança de 95%.
Nos cenários de primeiro turno, Lula aparece à frente de adversários como Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Eduardo Bolsonaro (PL), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Romeu Zema (Novo), Ratinho Júnior (PSD), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Eduardo Leite (PSD). Em uma das simulações, por exemplo, Lula tem 34% contra 28% de Bolsonaro. Em outro cenário, chega a 35% diante de 17% de Tarcísio de Freitas.
No segundo turno, o petista mantém a liderança em todos os confrontos diretos, chegando a 47% contra 35% de Bolsonaro e a 48% contra 32% de Flávio Bolsonaro. Em disputas contra outros nomes, como Michelle Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Ratinho Júnior e Romeu Zema, Lula também apresenta vantagem, ainda que em algumas situações a diferença seja menor.
Apesar da liderança, a pesquisa mostra que a maioria dos entrevistados rejeita uma nova candidatura do atual presidente. Segundo os dados, 58% afirmam que Lula não deveria concorrer novamente, contra 39% que apoiam a possibilidade. Entre os que avaliam a participação de Jair Bolsonaro, 65% dizem ser contrários a um novo pleito com o ex-presidente, enquanto 26% defendem que ele tente voltar ao Palácio do Planalto.
A pesquisa indica ainda que 65% acreditam que Bolsonaro deveria apoiar outro candidato, sendo que Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas aparecem como os nomes mais fortes entre os potenciais aliados, com 16% e 14% das preferências, respectivamente. Outro dado levantado mostra que 47% dos entrevistados afirmam temer mais uma possível volta de Bolsonaro ao poder do que um novo mandato de Lula, enquanto 39% têm o sentimento contrário e 8% dizem temer as duas opções.
Mín. 15° Máx. 31°