O tradicional Parque Guanabara, localizado na orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, se prepara para lançar uma de suas maiores novidades em 55 anos de história: uma montanha-russa. O equipamento foi adquirido no exterior e tem previsão de inauguração até o fim de agosto.
Segundo o diretor do parque, Reynaldo Pereira Dias, o brinquedo foi comprado do parque Lightwater Valley, na Inglaterra, ao custo aproximado de R$ 7 milhões. A atração é do tipo tradicional, sem looping, e permitirá o acesso de crianças a partir de 1,10m de altura. Com 11 metros de altura e área de 40m x 17m, a estrutura será montada por uma equipe de 15 técnicos brasileiros e dois profissionais vindos do Reino Unido, os mesmos que fizeram o desmonte da atração na Europa.
Para abrigar o brinquedo, o parque adquiriu um novo terreno, que será transformado em estacionamento, liberando o espaço que anteriormente era destinado aos veículos dos funcionários.
A chegada da montanha-russa representa também uma retomada econômica. Durante a pandemia, o Guanabara enfrentou sérias dificuldades financeiras, com despesas mensais em torno de R$ 330 mil e sem faturamento. Hoje, segundo a direção, o movimento superou os números pré-pandêmicos e todas as dívidas foram quitadas.
As peças da montanha-russa chegaram ao Brasil na última semana, desembarcando no Porto de Santos (SP). Elas passarão por pintura em Santa Luzia (MG), antes da montagem definitiva no parque.
Mín. 15° Máx. 26°