Em viagem oficial a Israel a convite do governo local, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), relatou ter vivido mais uma madrugada de tensão no país do Oriente Médio. Em vídeo publicado nas redes sociais na noite desta sexta-feira (14), o chefe do Executivo municipal contou ter sido acordado por volta da 1h15, no horário local, pelo som estridente de sirenes e alertas de emergência no celular. De imediato, ele precisou deixar o quarto e se dirigir a um bunker, estrutura de proteção contra possíveis ataques.
Segundo Damião, esta foi a segunda noite consecutiva em que a rotina de quem está em Israel foi interrompida por medidas de segurança. Ainda sonolento, ele contou que “já estava cochilando” quando ouviu o aviso sonoro e, rapidamente, vestiu uma camisa, pegou a mochila e desceu para o abrigo. No vídeo, o prefeito mostrou o local onde estava com outras pessoas e descreveu o clima como tenso, mas organizado.
Mais cedo, por volta das 18h (horário de Brasília), o prefeito havia publicado uma atualização tranquilizadora sobre um ataque ocorrido horas antes, afirmando que a situação estava “dentro do esperado e controlada pelos israelenses”. A viagem de Damião faz parte de uma agenda institucional, e ele tem utilizado as redes sociais para compartilhar detalhes da experiência no exterior, marcada, nos últimos dias, por episódios de instabilidade.
Apesar dos sustos, o prefeito assegurou que segue bem e que continuará participando das atividades previstas, reforçando o compromisso com os objetivos da visita oficial.
Mín. 9° Máx. 20°