Minas Gerais será palco da construção de uma fábrica da SteelPhalt, indústria especializada na produção de asfalto sustentável. Com um investimento de R$ 100 milhões e geração de cerca de 20 empregos diretos, a nova planta será erguida no Vale do Aço, com início das obras previsto para julho de 2026 e início das operações em dezembro de 2027. O anúncio foi feito durante missão do Governo de Minas aos Estados Unidos, em visita à sede da Harsco Environmental, multinacional responsável pela SteelPhalt, localizada na Filadélfia, na Pensilvânia.
A nova unidade terá capacidade de produzir 100 mil toneladas de asfalto por ano. O produto se destaca por empregar 95% de agregados reciclados, o que permite uma emissão de carbono aproximadamente 40% menor do que a de asfaltos convencionais feitos com materiais naturais. O vice-governador de Minas, Mateus Simões, que participa da missão internacional, destacou a importância ambiental do projeto. “Este acordo assinado hoje para a produção do asfalto verde em nosso estado, a partir dos resíduos da siderurgia, é mais um passo em direção a uma Minas cada vez mais verde", afirmou.
A iniciativa reforça a parceria entre a Harsco Environmental e o Governo do Estado. A empresa já mantém quatro unidades industriais em território mineiro — nas cidades de Ipatinga, Timóteo, Ouro Branco e Jeceaba — todas com atuação voltada a soluções ambientais para o setor siderúrgico.
Mín. 16° Máx. 24°