13°C 22°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Menina de 1 ano morre por complicações de bronquiolite e pneumonia em Pedro Leopoldo

Família denuncia falta de vaga em UTI pediátrica; prefeitura alega seguir todos os protocolos médicos

04/05/2025 às 12h30
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A pequena Evelyn, de apenas 1 ano e 4 meses, moradora de Matozinhos, não resistiu a complicações de bronquiolite e pneumonia e faleceu na madrugada deste sábado (3), após dias de luta por atendimento especializado. Internada na UPA de Pedro Leopoldo desde quarta-feira (1º), a menina apresentou piora no quadro respiratório e, mesmo com tentativas de estabilização, não conseguiu vaga em uma UTI pediátrica a tempo.

Segundo relato emocionado da mãe, Amanda Gabriela, nas redes sociais, Evelyn estava bem até a última segunda-feira (29), quando começou a apresentar febre alta e sinais de cansaço extremo. Levada à unidade de pronto atendimento, recebeu o diagnóstico de bronquiolite. Com a saturação em queda, a criança foi internada e chegou a apresentar melhora com uso de um medicamento à base de adrenalina, que, no entanto, não foi mantido no dia seguinte pela equipe médica.

Na quinta-feira, o estado de saúde de Evelyn se agravou rapidamente. A equipe tentou a remoção para uma UTI pediátrica, mas, segundo a Secretaria de Saúde de Pedro Leopoldo, não havia leitos disponíveis em todo o estado de Minas Gerais, o que impossibilitou a transferência da menina.

Em nota oficial, a prefeitura declarou que não houve negligência ou omissão e que todo o atendimento foi realizado de acordo com os protocolos clínicos por uma equipe técnica qualificada. Todos os procedimentos foram devidamente registrados em prontuário, e a nota ainda lamenta profundamente a morte da criança, prestando solidariedade à família.

Na véspera da tragédia, na sexta-feira (2), o município já havia decretado situação de emergência em saúde pública devido ao aumento dos casos de doenças respiratórias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários