17°C 24°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Investimento de R$ 1,5 bilhão impulsiona novo polo empresarial em Lagoa Santa

Cidade da Região Metropolitana de BH se consolida como novo polo de negócios e turismo corporativo com previsão de inauguração para 2027

23/04/2025 às 13h30
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um dos maiores projetos de desenvolvimento econômico e urbano de Minas Gerais foi anunciado para Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão, a cidade será a sede do primeiro World Trade Center (WTC) da RMBH e de um shopping center de grande porte do grupo SFA Malls, controlado pela família Bretas. Previsto para ser inaugurado em 2027, o empreendimento pretende transformar Lagoa Santa em um novo polo de negócios, eventos e consumo da região, aproveitando sua localização privilegiada a menos de 10 minutos do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport).

A escolha de Lagoa Santa para receber o WTC, segundo o prefeito Breno Salomão, foi resultado direto da organização urbana da cidade e da sua posição estratégica. “Era um desejo antigo do WTC se instalar na capital, mas Belo Horizonte tornou-se um ambiente muito conturbado para novos negócios. As pessoas querem praticidade, especialmente com relação ao acesso ao aeroporto”, afirma. O centro de negócios terá capacidade para sediar cerca de 700 eventos nacionais e internacionais por ano, com impacto direto no fluxo do aeroporto e no fortalecimento de setores como hotelaria, alimentação e transporte. Para atender à demanda prevista, pelo menos três novos hotéis devem ser construídos na cidade.

Comparado ao custo de implantação de um projeto similar em outras capitais, o WTC em Lagoa Santa deve se destacar também pela economia. Conforme o prefeito, os custos operacionais, desde a compra do terreno até a execução de eventos, podem ser até 30% menores que os da unidade de São Paulo, o que aumenta ainda mais o seu potencial de atração de negócios.

Integrado ao WTC, o Shopping Center Lagoa Santa será o maior centro comercial já construído na cidade. Com uma área semelhante à do BH Shopping, o projeto se inspira nos outlets e centros comerciais de Orlando, nos Estados Unidos, apostando em espaços amplos, atrações diversificadas e infraestrutura completa no entorno. A expectativa é atrair grandes marcas, como Havan, Leitura, Toykids (Casa da Mônica), Mineirão Atacarejo e a rede de hotéis Ibis, que já estariam em fase avançada de negociação para compor o novo complexo. A área comercial será complementada com faculdade, posto de combustível, supermercado e lojas de departamentos, criando uma nova centralidade urbana em Lagoa Santa.

Com a implantação do complexo, a expectativa é de geração de cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos, movimentando a economia local e ampliando o mercado de trabalho na região. Breno Salomão destaca que Lagoa Santa tem crescido muito acima da média nacional e oferece um ambiente favorável à atração de investimentos, com baixa carga tributária, trâmites ágeis e boa articulação entre os poderes Executivo e Legislativo, o que facilita a implantação de grandes empreendimentos.

Além do centro de negócios e do shopping, a prefeitura já mantém diálogo com dois grandes grupos hospitalares interessados em se instalar no município, o que atenderia à crescente demanda da população e geraria novas oportunidades de trabalho. “Estamos sempre atentos ao cenário nacional. Sabemos que é necessário cautela com os impactos, mas seguimos otimistas. Lagoa Santa tem tudo para se destacar ainda mais nos próximos anos”, conclui o prefeito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários