A solenidade de posse do novo prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, ocorreu na manhã desta quinta-feira (3/4) na Câmara Municipal. O evento reuniu diversas autoridades, incluindo o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o procurador-geral de Justiça do Estado, Paulo de Tarso Morais. O presidente da Câmara, Professor Juliano Lopes (Pode), conduziu a cerimônia e destacou a importância da harmonia entre os Poderes.
Eleito como vice-prefeito na chapa de Fuad Noman, falecido em 26 de março, Damião assumiu o comando da Prefeitura e enfatizou seu compromisso com a continuidade do legado de seu antecessor. Durante seu discurso, anunciou que todas as placas de obras e equipamentos públicos inaugurados até 2028 levarão o nome de Fuad Noman, em homenagem ao ex-prefeito. Além disso, a Praça da Independência, recentemente inaugurada na Avenida Afonso Pena, será rebatizada com o nome de Fuad e receberá uma estátua de bronze em sua homenagem.
Harmonia e independência
A sessão foi iniciada com um minuto de silêncio em homenagem a Fuad Noman, seguido de uma salva de palmas da plateia. O presidente da CMBH ressaltou que o Legislativo deseja ser parceiro da Prefeitura. “Representamos dois Poderes e tenho certeza de que iremos trabalhar de forma harmônica e independente", afirmou Juliano Lopes. Ele também reforçou a importância da cooperação entre os vereadores e o Executivo para melhorar a vida dos belo-horizontinos.
Diálogo com o Legislativo
Ao assinar o termo de posse, Álvaro Damião se comprometeu a cumprir e defender a Lei Orgânica do Município, a Constituição Federal e a Estadual. Durante seu pronunciamento, o novo prefeito admitiu que, mesmo após 30 anos como radialista, sentiu a emoção da nova responsabilidade. "Tenho o coração dividido entre a missão que recebo e a saudade que bate dentro de mim", disse, referindo-se a Fuad Noman.
Damião também agradeceu à Câmara Municipal pelos oito anos em que atuou como vereador e destacou a importância do diálogo entre os Poderes. “A política pressupõe o resgate do diálogo entre todos e todas”, reforçou.
Trajetória e compromisso
O novo prefeito reafirmou que o foco da administração municipal continuará sendo o cidadão. Ele mencionou diversas realizações da gestão anterior, como a Maternidade Odilon Behrens, melhorias em 270 escolas, a criação de 4,5 mil vagas na educação integral e a urbanização de áreas vulneráveis, como Cabana Pai Tomás e Izidoro. “Eu me comprometo a fazer uma ponte entre o que foi feito e o que ainda será realizado em Belo Horizonte. Muitas entregas continuarão sendo feitas na gestão Fuad-Álvaro Damião”, garantiu.
Natural de Belo Horizonte, casado e pai de dois filhos, Álvaro Damião recordou sua infância no Bairro Concórdia e expressou gratidão pelo aprendizado ao lado de Fuad Noman. Emocionado, finalizou sua fala com uma promessa ao antecessor: “Sigo com os pés no chão e o coração em BH. Prometo que jamais se decepcionará de me escolher para estar junto do senhor”.
Mín. 21° Máx. 30°