20°C 29°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Prefeito Paulo Bigodinho anuncia pacote de ações para transformar Santa Luzia nos 333 anos da cidade

Durante as comemorações dos 333 anos de Santa Luzia, o prefeito Paulo Bigodinho anunciou um robusto pacote de ações que vão impactar diretamente diversas áreas da cidade, reafirmando o compromisso da atual gestão com o desenvolvimento, a inclusão e a melhoria da qualidade de vida da população.

19/03/2025 às 09h00
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A área da educação vem passando por uma série de melhorias. Estão em andamento as reformas em todas as escolas municipais. As bibliotecas escolares também estão sendo reativadas por meio do Projeto Biblioteca Viva. A Prefeitura já regularizou quase 100% do quadro de profissionais das unidades escolares, garantindo equipes completas e mais qualidade no atendimento. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) será ampliada, com campanhas para mapear a demanda. Já na próxima semana, será lançado o Projeto PreparAÇÃO, voltado para alunos do 9º ano se prepararem para ingressar no CEFET, COLTEC e IFMG.

Duas novas linhas de transporte escolar estão sendo implantadas: uma para atender o bairro Bom Destino e outra voltada à APAE, que também teve autorizada a regularização documental de sua unidade 1.

A cultura também tem ganhado protagonismo. O projeto de reforma da Praça do Fórum já está pronto. As obras da Estaçãozinha — que será transformada em um museu ferroviário — seguem em ritmo acelerado. Já as obras do Museu Municipal foram retomadas e estão sendo conduzidas com prioridade.

Esporte em expansão
O estádio do Frimisa entrou em reforma e há grandes chances de que o espaço venha a sediar jogos do Campeonato Brasileiro – Série A de futebol feminino, fortalecendo o esporte local e ampliando o potencial esportivo da cidade.

Desenvolvimento e modernização da gestão
Nos próximos dias, será lançado o programa Destrava Santa Luzia, com o objetivo de agilizar e facilitar os processos administrativos. Toda a informação básica da Prefeitura será disponibilizada 100% online.
Além disso, será criado um banco de empregos voltado exclusivamente para pessoas com deficiência. Em parceria com o TJMG e o CEJUSC, a Prefeitura também realizará cerca de 50 casamentos sociais.

Infraestrutura em movimento
A implantação da subprefeitura da região do São Benedito já está em andamento. A Prefeitura também está na fase final de envio dos projetos para a construção de importantes equipamentos públicos, como a UMEI em Pinhões, a UBS Imperial, a nova Policlínica no Novo Centro, um novo CAPS e uma Escola de Tempo Integral no bairro Liberdade.

Habitação e apoio social
Com foco nas famílias atingidas pelas chuvas, a Prefeitura dará início à construção de 200 unidades habitacionais nos próximos 60 dias. Também foram destinados R$ 1,5 milhão, por meio do programa Recupera Minas, para apoiar essas famílias.

Tecnologia a serviço do cidadão
Um dos grandes avanços anunciados foi o lançamento do aplicativo oficial da Prefeitura de Santa Luzia. A nova ferramenta promete transformar a relação entre o poder público e a população. Por meio do app, será possível acompanhar a coleta de lixo em tempo real, solicitar serviços de tapa-buracos, manutenção da iluminação pública e limpeza urbana. O cidadão poderá ainda agendar consultas e exames, consultar medicamentos disponíveis, acompanhar doenças crônicas, manter o cartão de vacina digital atualizado e verificar sua posição na fila de espera.

O aplicativo também permitirá o acesso ao boletim escolar, controle da frequência dos alunos e rastreamento do transporte escolar. Serviços tributários, como emissão de IPTU e ISS, solicitação de alvarás e aprovação de projetos, poderão ser feitos digitalmente.
A plataforma contará ainda com um botão de SOS para escolas e locais de vulnerabilidade, envio de ocorrências à Guarda Civil Municipal e chamadas à Defesa Civil. Além disso, o canal da ouvidoria será integrado ao app, e os usuários receberão notificações sobre serviços, campanhas e eventos. Também será possível consultar a agenda cultural e reservar quadras e espaços públicos.

Saúde mais acessível e inclusiva
A área da saúde também foi contemplada com importantes avanços. A cidade inicia o maior programa de castração de cães e gatos da sua história. Estão em andamento as reformas das duas UPAs, do Hospital Madalena, da pediatria da UPA São Benedito e de todos os postos de saúde.

A Prefeitura autorizou a contratação de novos profissionais, como neurologistas infantis, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos, visando garantir um atendimento mais completo, especialmente às famílias com pessoas com deficiência. Está em elaboração o projeto do Centro de Referência Multidisciplinar para Pessoas com Deficiência, que integrará serviços de saúde, educação, reabilitação e apoio às famílias.

As ações anunciadas representam um marco na gestão municipal, evidenciando o compromisso da administração Paulo Bigodinho e Ilacir Bicalho com uma Santa Luzia mais moderna, inclusiva e preparada para o futuro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários