Um novo grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na noite de sábado (15). Ao todo, 76 pessoas chegaram a Minas Gerais a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), após uma primeira recepção em Fortaleza, onde foram contabilizados 127 repatriados.
Entre os deportados, havia 97 homens, 30 mulheres, nove crianças, um adolescente e um idoso. Desse total, 51 pessoas fundadas no Ceará, enquanto os demais seguiram para Confins, onde foram recebidos por uma equipe do posto de acolhimento aos repatriados, recentemente criado pelo governo federal.
Com essa nova chegada, já são 420 brasileiros repatriados desde janeiro de 2025, em quatro voos organizados pelas autoridades brasileiras. O primeiro deles pousou em Manaus no dia 24 de janeiro, com 88 deportados no primeiro voo do governo Donald Trump. No dia seguinte, outra aeronave da FAB trouxe os repatriados para Confins. Outros dois voos ocorreram em fevereiro, nos dias 7 e 21, com 111 e 94 brasileiros repatriados, respectivamente.
Nos últimos 16 anos, os Estados Unidos removeram cerca de 5 milhões de imigrantes, abrangendo os governos de Barack Obama, Donald Trump e Joe Biden. O termo "deportação" deixou de ser utilizado oficialmente pelo governo americano em 1996, sendo substituído por duas classificações: remoção e retorno.
Mín. 20° Máx. 31°