A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou nesta quinta-feira (6) um novo balanço sobre os casos de dengue e Covid-19 no estado. No primeiro levantamento após o Carnaval, foram registradas mais duas mortes por dengue e 13 óbitos por coronavírus, evidenciando o avanço das doenças no território mineiro.
Os dados sobre dengue, atualizados pela última vez em 28 de fevereiro, apontaram sete mortes confirmadas, 36 em investigação e 52.419 casos prováveis. Agora, os números subiram para nove óbitos, 42 mortes em apuração e 54.956 casos suspeitos. As duas novas vítimas fatais foram registradas em Uberlândia, que lidera o ranking de óbitos no estado com três mortes, e Carmo do Paranaíba. Outras cidades afetadas pela doença incluem Areado, Itapagipe, Iturama, Uberaba e União de Minas.
Já em relação à Covid-19, o último levantamento, divulgado em 25 de fevereiro, indicava 6.773 casos confirmados e 49 óbitos. Com a nova atualização, os números saltaram para 8.998 diagnósticos e 62 mortes. Belo Horizonte é a cidade mais impactada, com 11 das 13 novas vítimas fatais.
O aumento de casos e óbitos preocupa as autoridades sanitárias, que reforçam a importância da vacinação contra a Covid-19 e das medidas de prevenção contra a dengue, como eliminar focos de água parada para evitar a prevenção do mosquito Aedes aegypti. A SES-MG segue monitorando a situação e alertando a população para os riscos das doenças, especialmente neste período do ano, em que há maior circulação viral e condições climáticas planejadas à reprodução do mosquito transmissor da dengue.
Mín. 18° Máx. 27°