A partir de sexta-feira, 28 de fevereiro, os brasileiros poderão utilizar o Pix por aproximação, uma nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC). A novidade promete facilitar as transações financeiras, permitindo que os usuários façam pagamentos apenas aproximando seus celulares de maquininhas, usando o aplicativo do banco ou uma carteira digital.
O funcionamento do Pix por aproximação será semelhante ao dos cartões de crédito e débito, permitindo uma jornada de pagamento mais rápida e prática. As carteiras digitais, como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay, poderão ser usadas para realizar as transações, com a novidade sendo inicialmente autorizada apenas pelo Google. As outras carteiras digitais precisam ainda solicitar autorização ao Banco Central para oferecer o serviço.
Com a implementação do Pix por aproximação, o Banco Central espera simplificar o processo de pagamento, eliminando algumas etapas necessárias quando se utiliza o QR Code. O cliente que utilizar a nova funcionalidade não precisará mais abrir o aplicativo bancário ou acessar um QR Code em uma página de pagamento. O processo será tão simples quanto realizar um pagamento com um cartão de crédito ou débito, diretamente no ponto de venda. Além disso, em compras online, o Pix por aproximação também permitirá que o cliente faça pagamentos sem ser redirecionado para outro ambiente, como acontece atualmente com o sistema de QR Code.
As transações com o Pix por aproximação terão um limite padronizado de R$ 500 por transação, podendo o cliente alterar esse valor de acordo com sua preferência, seja por transação ou por dia. O Banco Central espera que essa nova funcionalidade contribua para a expansão do sistema Open Finance, facilitando ainda mais os pagamentos instantâneos no Brasil.
Mín. 17° Máx. 29°