O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais recebeu, nesta sexta-feira (14), dois novos helicópteros adquiridos pelo governo estadual para reforçar o atendimento aeromédico e operações de resgate no estado. As aeronaves, do modelo EC145-D3, fazem parte de um lote de cinco unidades compradas ao custo de R$ 82 milhões cada, totalizando um investimento de R$ 410 milhões. A entrega foi realizada na base do Batalhão de Operações Aéreas, em Belo Horizonte, e marca um avanço na estrutura de suporte aéreo para emergências médicas e salvamento.
Com tecnologia de ponta, as aeronaves foram adquiridas com recursos do Fundo Estadual de Saúde (FES) e irão fortalecer a capacidade de resposta do Serviço de Atendimento Aeromédico (Saav), garantindo maior agilidade no transporte de pacientes, resgates em locais de difícil acesso e apoio às forças estaduais de saúde. Um dos helicópteros será enviada para a operação na base da Saav em Varginha, no Sul de Minas, enquanto o outro será utilizado para treinamentos da tripulação até meados de 2025, quando entrará em operação na capital mineira.
A expectativa é de que, até o final do ano, todas as cinco aeronaves sejam distribuídas estrategicamente entre as bases do Saav no interior. Além de fortalecer as unidades já existentes em Uberaba, Montes Claros e Varginha, o projeto prevê a criação de duas novas bases operacionais em Juiz de Fora e Governador Valadares, ampliando a cobertura do serviço de resgate aeromédico no estado.
As aeronaves desempenharão diversas funções, incluindo atendimento pré-hospitalar, transporte inter-hospitalar via SUS Fácil, transporte de órgãos e tecidos para transplantes, resgates em áreas de difícil acesso e apoio às forças estaduais de saúde.
Mín. 17° Máx. 30°