O Cruzeiro oficializou, nesta terça-feira (4), a contratação do técnico português Leonardo Jardim, que assinou contrato com a equipe até o final de 2026. O treinador, de 50 anos, chega para substituir Fernando Diniz, demitido no último dia 27 de janeiro. O anúncio foi feito nas redes sociais do clube, confirmando a chegada do comandante, que terá a missão de dirigir a equipe estrelada nos próximos desafios da temporada.
Jardim estava no Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, onde sua saída foi anunciada no mesmo dia da oficialização pelo Cruzeiro. No clube árabe disputou 16 partidas, conquistando cinco vitórias, cinco empates e seis derrotas. Seu último jogo foi na segunda-feira (3), quando sua equipe perdeu por 2 a 1 para o Al-Rayyan, do Catar, pela Liga dos Campeões da Ásia. O desempenho da equipe na competição ficou abaixo do esperado, somando apenas dois pontos em sete jogos. No Campeonato Nacional, o Al-Ain ocupava a terceira posição, 12 pontos atrás do líder Al-Ahli.
A negociação entre Leonardo Jardim e Cruzeiro começou a ganhar força no dia 29 de janeiro, após a diretoria celeste não chegar a um acordo com Renato Gaúcho, principal alvo inicial para o cargo. Com vasta experiência internacional, Jardim treinou clubes de seis países ao longo de sua carreira de quase 22 anos. Seu trabalho mais notável foi no Mônaco, onde conquistou o título do Campeonato Francês na temporada 2016/2017, além de comandar times como Sporting-POR, Olympiacos-GRE, Braga-POR e Al-Hilal-ARA.
No Cruzeiro, Jardim será o terceiro português a assumir o comando da equipe, seguindo os passos de Paulo Bento, que esteve à frente do time em 2016, e Pepa, que comandou o elenco no ano passado. Ele chega acompanhado de três membros para sua comissão técnica: os auxiliares Antonio Vieira e José Barros, além do analista Diogo Dias.
Antes da chegada do novo treinador, o Cruzeiro estava sob o comando interino de Wesley Carvalho, membro da comissão fixa do clube. Durante esse período, ele esteve à beira do campo nas vitórias contra Itabirito e Uberlândia, pelo Campeonato Mineiro. Agora, com Leonardo Jardim à frente da equipe, a expectativa da diretoria e da torcida é de uma nova fase para o clube, que busca retomar sua competitividade no cenário nacional e internacional.
Mín. 18° Máx. 29°