A BR-381, conhecida como 'Rodovia da Morte' pelo alto índice de acidentes fatais, está prestes a entrar em uma nova era. Nesta quarta-feira (22), será oficializada a concessão do trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares para o grupo 4UM Investimentos, que administrará a rodovia pelos próximos 30 anos. A empresa venceu o leilão ao oferecer o maior desconto na tarifa básica de pedágio, um sorteio decisivo para garantir a melhor proposta econômica.
Com o contrato celebrado, a concessionária será responsável pelas melhorias estruturais e pela manutenção da via, com o objetivo de aumentar os padrões de segurança para os usuários. O projeto inclui a duplicação de 106 milhas, construção de 83 milhas de trilhas adicionais e 51 correções de traçado. Também estão previstas áreas de fuga, 23 passarelas para pedestres e Pontos de Parada e Descanso (PPD) destinados a caminhoneiros.
Além disso, a rodovia contará com Centros de Controle de Operações (CCO) e Bases de Serviço Operacional (BSO), que oferecerão suporte emergencial e atendimento médico e mecânico. As obras devem começar no primeiro ano, com foco inicial na recuperação de sinalização e correções nos pontos de maior risco à vida.
A assinatura do contrato chega após anos de tentativas frustradas de concessão, que foram arrastadas desde 2018. O projeto sofreu ajustes ao longo do tempo, como a exclusão do trecho mais complexo entre o Anel Rodoviário de BH e Sabará, cuja responsabilidade permanece com o governo federal às dificuldades devido a desapropriações e obras de alta complexidade.
A instalação de cinco áreas de pedágio está prevista para Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares, com tarifas entre R$ 11 e R$ 13,75. As obras representam uma esperança de transformação para a BR-381, prometendo não apenas melhorias na infraestrutura, mas também uma redução significativa no número de acidentes.
Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil
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