Uma operação da Polícia Militar de Meio Ambiente, realizada na última sexta-feira (3), flagrou uma viatura da Polícia Civil em uma área de mineração ilegal no bairro Belvedere, região Centro-Sul de Belo Horizonte. No veículo oficial, havia um investigador, que estava de férias, e um tenente-coronel da reserva da Polícia Militar, ambos presos no local. A operação também resultou na detenção de outros quatro indivíduos que operavam máquinas e caminhões usados na remoção irregular.
A área, localizada próxima à antiga linha férrea e inserida na zona de amortização da Unidade de Conservação Estação Ecológica do Cercadinho, estava sendo explorada por meio de uma cava de 8 mil metros quadrados e cerca de seis metros de profundidade. Máquinas pesadas e caminhões foram utilizadas para retirada de minério de ferro, cujo destino ainda não foi identificado.
De acordo com o registro policial, uma viatura da Polícia Civil foi encontrada estacionada próximo ao local, enquanto os dois ocupantes observavam as máquinas em funcionamento. O tenente-coronel inicialmente não revelou ser militar, mas, após ser identificado, constatou-se que ele já havia sido relatado em outra ocorrência relacionada ao mesmo terreno. Em outubro de 2024, outro militar da ativa foi flagrado no local com um contrato que indicava a transferência da posse da área para quatro pessoas, incluindo os dois policiais.
Os motoristas dos caminhões apreendidos alegaram desconhecer o destino da minério. Segundo eles, as instruções foram dadas por telefone pelo suposto responsável pela operação ilegal, logo após deixarem o local.
A Polícia Civil afirmou, em nota, que a investigação do caso está sob responsabilidade da Polícia Federal, uma vez que a extração de recursos minerais envolve bens da União. A Corregedoria Geral da Polícia Civil também iniciou apurações sobre possíveis infrações disciplinares. Já a Polícia Militar de Minas Gerais informou que o militar envolvido é aposentado e reiterou que o caso será acompanhado pelas autoridades competentes.
Fonte: O Tempo
Foto: PCMG/Divulgação
Mín. 18° Máx. 26°