Belo Horizonte está prestes a inaugurar o primeiro Núcleo de Atendimento aos Transtornos de Neurodesenvolvimento com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA). O anúncio foi feito pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (18), quando também foram divulgadas as metas da Saúde para o ano de 2025. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges , o novo espaço será fundamental para atender a uma demanda crescente na cidade, já que atualmente não existe um local específico que reúna todas as terapias permitidas para o tratamento de pessoas com TEA.
O núcleo será instalado no bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste da capital mineira, em um prédio que está passando por adaptações para receber o novo serviço.
Além de oferecer um ambiente adequado para o atendimento, o objetivo do núcleo é facilitar o acesso a laudos e diagnósticos do TEA, um processo muitas vezes complexo e demorado. O secretário ressaltou que, embora este núcleo seja um passo importante, ele não será suficiente para atender a toda a demanda da cidade. “Por isso, nossa previsão é ampliar um para três núcleos até 2025”, concluiu.
A PBH também anunciou outras melhorias no setor de saúde, como a construção de uma nova maternidade no Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), que será inaugurada em 2025. A nova estrutura, com capacidade para até 6 mil atendimentos mensais, contará com seis andares e diversos serviços, incluindo pronto atendimento para urgências e emergências, centro de parto normal, alojamento conjunto e unidade de neonatologia, além de unidades especializadas em terapia intensiva e cuidados intermediários para recém-nascidos.
Mín. 21° Máx. 30°