A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) abriu licitação para a execução das obras de construção de uma trincheira na avenida Cristiano Machado, na região de Venda Nova. O projeto abrange o trecho da interseção com a Avenida Vilarinho até a MG-010, em frente à nova Catedral Cristo Rei. O investimento máximo previsto para a obra é de R$ 191,7 milhões, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e reduzir os congestionamentos na via, um dos principais corredores de acesso à região Norte da cidade e ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves.
Os serviços previstos na licitação incluem a implantação da estrutura viária, com a construção de uma trincheira de até 780 metros de comprimento, além de uma avenida na parte coberta da trincheira, localizada em frente à Catedral Cristo Rei. O projeto também prevê a instalação de uma pista de prosperidade na interseção de Cristiano Machado com a Vilarinho e o alargamento do viaduto existente sobre a linha do metrô. A obra contempla, ainda, ajustes na drenagem, pavimentação, iluminação e paisagismo no local. A expectativa é que as obras sejam concluídas em até 1.080 dias corridos após a emissão da Ordem de Serviço, e a supervisão ficará a cargo da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
Os recursos que financiam a obra provêm do Fundo de Mobilidade Urbana (FMU), e as empresas interessadas em participar da licitação devem submeter suas propostas exclusivamente por meio eletrônico até dia 28 de janeiro de 2025. Os documentos necessários, como o edital e os anexos, disponíveis estão no site da Prefeitura de Belo Horizonte.
Além da construção da trincheira, a PBH está realizando outras intervenções em Cristiano Machado, com o objetivo de aumentar a capacidade de tráfego e melhorar a acessibilidade aos bairros das regiões Norte, Pampulha e Venda Nova. Já em andamento obras de adequação viária, implantação de viadutos e requalificação urbana em três interseções importantes: nas avenidas Cristiano Machado com Waldomiro Lobo, com Sebastião de Brito e na Avenida Saramenha. Juntas, essas intervenções somam investimentos de cerca de R$ 224 milhões, provenientes da Corporação Andina de Fomento (CAF) e de recursos próprios da Prefeitura.
A Cristiano Machado é uma via estratégica para o trânsito de capital, conectando áreas periféricas ao hipercentro de Belo Horizonte e ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Nos últimos anos, a região do Vetor Norte tem registrado um crescimento específico, impulsionado pela expansão do aeroporto e pelo aumento de investimentos em novos loteamentos, shoppings e empreendimentos, como a nova Catedral Metropolitana. Essas obras de infraestrutura são fundamentais para garantir maior fluidez ao progresso e promover o desenvolvimento sustentável da cidade.
Mín. 18° Máx. 26°