Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, foi escolhida pelo grupo O Boticário para receber sua nova e ambiciosa fábrica de cosméticos. Previsão para iniciar operações em 2028, a unidade não será apenas a maior do Brasil, mas também uma das maiores do mundo. O anúncio, feito na última sexta-feira (6) durante as comemorações pelos 10 anos da fábrica de Camaçari, na Bahia, marca um importante avanço econômico para uma cidade de 152 mil habitantes e para toda a região.
Com capacidade inicial para produzir 350 milhões de peças por ano, a planta de Pouso Alegre, chamada de “Afrodite”, será projetada para atingir a marca de 1 bilhão de peças anuais, algo sem precedentes no setor global de cosméticos, segundo Leandro Balena, diretor executivo do grupo O Boticário. "A nossa fábrica nasceu grande, já no mesmo patamar das nossas outras unidades, mas foi concebida para crescer muito além disso. Será uma capacidade bastante significativa, não conheço nenhuma outra fábrica no mundo que alcance esse porte", afirmou Balena.
Além de um marco industrial, a fábrica representa uma transformação econômica para a cidade e região. O projeto deve gerar cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos, com prioridade para a contratação de mão de obra local. Já no início das operações, mais de mil pessoas deverão ser contratadas, e o grupo pretende investir em cursos de capacitação para preparar a comunidade.
A escolha de Pouso Alegre para sediar o projeto foi resultado de um criterioso processo de avaliação, que envolveu municípios de todo o Brasil. A cidade foi selecionada por fatores como localização estratégica, proximidade com grandes rodovias e uma infraestrutura viária robusta, além da disponibilidade de mão de obra.
Mín. 21° Máx. 30°