A empresa norueguesa Scatec anunciou um investimento de R$ 350 milhões na construção de uma usina solar em Pintópolis, no Norte de Minas, com capacidade para gerar 105 MW de energia elétrica. O investimento foi confirmado nesta terça-feira (19) pelo governo estadual e deve iniciar suas operações no final de 2025. A Scatec, especializada em energia renovável, tem presença global, com projetos de usinas solares, eólicas e hidrelétricas, além de soluções de hidrelétricas armazenamento de energia. A empresa já possui operações no Brasil, incluindo projetos em Quixeré (Ceará) e Assú (Rio Grande do Norte).
Em sua fala, o governador Romeu Zema ressaltou a importância do investimento para o desenvolvimento econômico da região Norte de Minas, destacando ainda outros avanços para a cidade de Pintópolis, como a pavimentação da rodovia Pintópolis-Urucuia e a construção da ponte sobre o Rio São Francisco , uma obra que aguarda há 70 anos. O projeto solar deve gerar dez empregos diretos na operação da usina.
Durante o evento, também foi anunciado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o governo de Minas Gerais e a Câmara de Comércio Brasil-Noruega, promovendo o fortalecimento das relações comerciais e empresariais entre os dois países. O governo de Minas ressaltou que essa parceria integra uma estratégia maior para aumentar a visibilidade do estado no cenário internacional.
Mín. 20° Máx. 27°