A campanha de multivacinação em Minas Gerais teve início na última segunda-feira (4) com o objetivo de atualizar os cartões de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Embora a ação seja uma oportunidade importante para fortalecer a cobertura vacinal no estado, dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) indicam que a cobertura de 10 imunizantes essenciais está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, especialmente entre crianças de até um ano de idade. A situação exige um reforço no apelo aos pais e responsáveis para que levem os seus filhos aos postos de saúde e atualizem a vacinação, que é fundamental para a proteção contra diversas doenças.
De acordo com a SES-MG, as vacinas que estão com cobertura abaixo da meta de 95% são: hepatite A (88,36%), hepatite B (93,78%), poliomielite (85,46%), rotavírus humano (87,39%), pentavalente (85,56%), pneumocócica (85,20%), febre amarela (87,12%), tríplice viral - 1ª dose (81,33%), tríplice bacteriana (86,17 %) e varicela (66,84%). A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para as vacinas BCG e rotavírus é de 90%, e como demais devem atingir uma cobertura mínima de 95%. O período de referência para esses dados é de janeiro a setembro de 2023.
Apesar das dificuldades, algumas vacinas estão superando as metas. As vacinas meningocócica ACWY, tríplice viral (1ª dose) e BCG estão com cobertura vacinal acima da expectativa. No entanto, vacinas como a da varicela e a tríplice bacteriana ainda estão em falta na capital, Belo Horizonte, e não estão sendo oferecidas na atual campanha de multivacinação. Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, novas remessas desses imunizantes devem chegar nos próximos meses, permitindo que a população seja atendida adequadamente.
A campanha segue até 29 de novembro, com destaque para o “Dia D” de mobilização, marcado para o dia 23 de novembro. Durante esse período, a aplicação das vacinas estará disponível em 153 postos de saúde de Belo Horizonte e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. O objetivo da SES-MG com essa campanha é aumentar as coberturas vacinais no estado e, assim, garantir maior proteção para as crianças e adolescentes mineiros. A atualização do cartão de vacinação é uma medida preventiva essencial para evitar surtos de doenças e proteger as futuras gerações contra possíveis epidemias.
Mín. 17° Máx. 27°