Os elevadores da Cidade Administrativa de Minas Gerais, que estavam interditados desde novembro de 2023, finalmente começarão a ser liberados para uso dos servidores a partir da próxima semana. O anúncio foi feito pelo governo estadual nesta segunda-feira (7 de outubro). Após a conclusão das obras de reparo, a expectativa é que as atividades presenciais nos prédios "Minas" e "Gerais" voltem ao normal.
O acesso a todos os andares dos prédios será restabelecido em um processo gradual. No dia 14 de outubro, os servidores poderão utilizar os elevadores que vão do 4º ao 14º andar do prédio "Minas". Na semana seguinte, em 21 de outubro, será liberado o acesso aos andares 1, 2 e 3 do mesmo prédio. No prédio "Gerais", o retorno das atividades está previsto para 4 de novembro, também do 4º ao 14º andar, com a totalidade de andares disponíveis a partir do dia 11 de novembro.
A escolha de um escalonamento no acesso deve-se a uma adaptação feita para acomodar servidores que, devido à interdição, foram remanejados para andares inferiores. Com a liberação gradual, eles poderão retornar aos seus locais de trabalho originais.
A reforma dos elevadores incluiu um reforço estrutural nos pilares metálicos de fixação das guias dos contrapesos. Além disso, cada um dos 12 elevadores de cada prédio passou por uma minuciosa configuração e conferência das partes elétrica, mecânica e de automação, além da limpeza das cabines. O governo de Minas informou que o cronograma de reparos foi cumprido, embora até agora apenas 24 dos 58 elevadores tenham sido reformados. Desde setembro, a manutenção de outros 18 elevadores também teve início.
Mín. 17° Máx. 28°