Neste domingo (6), Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do Brasil, terá 16.469.155 eleitores aptos a votar nos 853 municípios do estado. Em Belo Horizonte, capital mineira, 1.992.984 eleitores irão às urnas para escolher entre 10 candidatos à prefeitura e definir os 41 novos vereadores da Câmara Municipal, em uma disputa que envolve 874 concorrentes.
Em todo o estado, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) registrou 73.443 pedidos de candidatura, sendo 68.742 para vereador e 4.701 para os cargos de prefeito e vice-prefeito. Além da capital, outras sete cidades mineiras com mais de 200 mil eleitores poderão ter segundo turno: Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Uberaba e Ribeirão das Neves.
O TRE-MG orienta os eleitores a comparecerem às urnas entre 8h e 17h. Em Belo Horizonte, além da eleição para prefeito e vereadores, os eleitores também participarão de um referendo municipal, no qual responderão à pergunta: “Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?”.
O resultado das eleições e do referendo promete moldar o futuro político da capital mineira e de outras cidades do estado. O TRE-MG reforça a importância do voto consciente e do respeito às medidas de segurança sanitária durante o processo eleitoral.
Mín. 17° Máx. 28°