O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV referente ao primeiro turno das eleições municipais encerra-se nesta quinta-feira (3). Desde o início em 30 de agosto, ele permitiu que eleitores conhecessem as propostas dos candidatos a prefeito e vereador, em blocos diários de 10 minutos cada. A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, destacou que esse espaço é fundamental para o "exercício democrático de informação" durante o processo eleitoral.
Durante mais de um mês, os eleitores acompanharam os candidatos se apresentarem em dois blocos diários: no rádio, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10; na TV, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Além disso, as inserções de propaganda ocorreram ao longo da programação das emissoras, totalizando 70 minutos diários. Desse tempo, 60% foi destinado aos candidatos a prefeito, enquanto os 40% restantes foram reservados aos candidatos às Câmaras Municipais.
Nas cidades onde a eleição não for decidida no primeiro turno, o horário eleitoral será retomado entre os dias 11 e 25 de outubro. O segundo turno está previsto para o dia 27 de outubro.
No próximo domingo (6), os eleitores devem comparecer às urnas entre 8h e 17h, no horário de Brasília, portando um documento oficial com foto.
Mín. 17° Máx. 28°