A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda de duas marcas de azeite extra virgem e de um lote de coco ralado nesta terça-feira (24). As marcas de azeite Serrano e Cordilheira, que eram anunciadas como extra virgem, tiveram sua comercialização proibida porque foram importadas e distribuídas por empresas sem Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e desconhecidas no Brasil. Segundo a Anvisa, a venda desses produtos só é permitida quando a origem é comprovada, o que não ocorreu no caso.
Além disso, a Anvisa suspendeu a comercialização do lote 030424158 de coco ralado da marca Coco & Cia. Testes realizados indicaram que o produto apresentava uma quantidade de dióxido de enxofre, um conservante, acima do permitido. A agência determinou a retirada imediata do lote do mercado, além de proibir a distribuição, propaganda e uso do produto.
A Coco & Cia emitiu uma nota explicando que o lote 030424158 foi notificado por inconformidade em junho de 2024 e que o recolhimento já havia sido realizado antes da decisão da Anvisa. A empresa afirmou que a questão foi resolvida com a Vigilância Sanitária do Distrito Federal em julho e que os novos lotes do coco ralado estão em conformidade com as normas.
A empresa lamentou a publicação da resolução no Diário Oficial da União meses após o problema ter sido resolvido e assegurou que o lote mencionado não está mais disponível no mercado.
Mín. 17° Máx. 28°