Durante o evento "Em Defesa da Democracia. Lutando Contra Extremismos", em Nova York, nesta quarta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a importância da regulação das plataformas digitais para combater discursos de ódio e defendeu que empresas de tecnologia devem ser responsabilizadas pelo conteúdo que circula em suas redes. Lula criticou diretamente o bilionário Elon Musk, dono da rede social X, suspensa no Brasil por descumprimento de ordens judiciais, afirmando que "nenhuma empresa ou indivíduo está acima da lei".
O presidente brasileiro argumentou que a liberdade de expressão, embora fundamental, não é absoluta, e destacou que a regulação é essencial para proteger direitos e manter a ordem democrática. Lula também mencionou os desafios representados pela ascensão de discursos extremistas nas redes, que culpam minorias e tensionam as instituições democráticas.
A mesa-redonda, organizada por Lula e Pedro Sánchez, presidente do governo espanhol, contou com a presença de líderes mundiais como Emmanuel Macron, Gabriel Boric e Justin Trudeau.
Mín. 17° Máx. 28°