A Praça da Estação, um dos pontos mais icônicos de Belo Horizonte, será reinaugurada nesta quinta-feira (26), após passar por uma grande revitalização como parte do programa "Centro de Todo Mundo", da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). As obras, iniciadas em outubro do ano passado, incluíram a recuperação do paisagismo original, além de melhorias em infraestrutura e acessibilidade.
O destaque da reforma são as fontes luminosas e interativas, que chegam a seis metros de altura e, pela primeira vez, permitirão que os visitantes tomem banho, graças ao tratamento de água com filtros de areia, cloro e ozônio. Além disso, foram instalados novos pisos e bancos, além de balizas de concreto para impedir o acesso de veículos pesados à área central da praça, preservando sua integridade.
A obra, que custou cerca de R$ 8,1 milhões, também teve como foco facilitar o acesso ao Metrô de BH e tornar o espaço mais acolhedor para os moradores e turistas. O projeto de requalificação, além de preservar a memória e a história do local, oferece aos belo-horizontinos um espaço renovado para lazer, cultura e convivência.
A Praça da Estação, que ao longo dos anos foi palco de importantes eventos culturais e marcos históricos, continua a desempenhar um papel central no cotidiano da cidade. Desde sua concepção, em 1895, o local passou por diversas modificações, refletindo as transformações urbanas de Belo Horizonte, mas preservando sua importância como um espaço de integração e uso público.
Mín. 17° Máx. 28°