Nesta terça-feira (24), o Governo de Minas anunciou o lançamento do programa "Alta Segura", que garantirá a entrega de medicamentos imunossupressores diretamente pelos hospitais no momento da alta hospitalar de pacientes transplantados. A medida, que já conta com a adesão de 13 das 16 unidades de saúde que realizam transplantes no Estado, visa assegurar que os pacientes tenham acesso aos remédios essenciais para evitar a rejeição do órgão transplantado nos primeiros 30 dias de tratamento.
Até agora, os pacientes ou seus representantes legais precisavam retirar os medicamentos em farmácias especializadas, um processo que, segundo o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, podia demorar até uma semana. O novo sistema busca reduzir esse tempo e oferecer mais segurança e conforto ao paciente, garantindo o início imediato do tratamento ao retornar para casa.
Durante o evento de lançamento, que ocorreu na Santa Casa BH, o governador Romeu Zema destacou a importância de aumentar o número de doadores de órgãos em Minas Gerais. “Precisamos trabalhar juntos para conscientizar a população sobre a importância da doação, mesmo em momentos difíceis de luto”, afirmou Zema.
O programa deve beneficiar milhares de pacientes transplantados em todo o Estado, que agora terão maior agilidade no acesso aos medicamentos necessários para sua recuperação.
Mín. 20° Máx. 27°