Quarenta e uma cidades mineiras terão apenas um candidato à prefeitura nas eleições municipais de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) extraídos em 19 de agosto. Esses municípios estão espalhados por todo o estado, sendo Corinto, na Região Central, o de maior população, com 23.532 habitantes, enquanto Pedro Teixeira, na Zona da Mata, é o menor, com 1.810 habitantes.
O número de municípios mineiros com candidatura única mais que dobrou em comparação com as últimas eleições municipais. Conforme a legislação eleitoral, um candidato único é eleito desde que receba pelo menos um voto, pois a validade da eleição não depende do número de votos válidos. Se, por alguma razão, o único candidato não obtiver votos válidos, a Justiça Eleitoral convocará uma nova eleição, cenário improvável, já que até o próprio candidato costuma votar em si mesmo.
Em geral, para se eleger, um candidato precisa da maioria simples (50% + 1) dos votos válidos, que excluem os votos brancos e nulos.
Esse é o caso de Santana do Riacho, onde Fernando Burgarelli é o único candidato à prefeitura. Nenhum grupo político manifestou interesse em disputar a prefeitura da cidade, que é conhecida pelos destinos turísticos Serra do Cipó e Lapinha da Serra. Burgarelli terá ao seu lado a atual vice-prefeita, professora Fina.
Fernando Ribeiro Burgarelli, conhecido como Fernando da Farmácia, de 38 anos, foi eleito em 2020 com 66,02% dos votos válidos, pelo DEM, agora Republicanos. Seu desempenho no primeiro mandato tem sido amplamente reconhecido, inclusive pelos opositores, o que resultou na falta de outras candidaturas à prefeitura. Desde 2021, ele tem focado em resolver problemas recorrentes na saúde, educação, esportes e infraestrutura turística. Atualmente, trabalha para pavimentar os 10 km da estrada de terra que liga Santana do Riacho à Lapinha da Serra, em negociações avançadas com o vice-governador Matheus Simões e Mariela Janice França Teodoro, Gestora e Vice-presidente do Circuito Turístico das Grutas.
No dia 2 de julho, Fernando Burgarelli foi lançado como pré-candidato à reeleição pelo Republicanos, com Josefina Maria de Freitas (Fina), do PDT, como vice, e apoio do Partido Progressista (PP).
Mín. 17° Máx. 25°