18°C 26°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Prefeitura promove reunião para discutir ações de diminuição de risco no período chuvoso

Executivo municipal debateu as principais iniciativas para se preparar para os próximos meses

05/10/2026 às 12h26
Por: Daniel Mendes
Compartilhe:
Foto: Daniel Mendes | Impactto News
Foto: Daniel Mendes | Impactto News

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) promoveu, nesta segunda-feira (5), uma reunião do Grupo Gestor de Riscos, Desastres e Eventos Climáticos Extremos (GGRDECE), com o objetivo de apresentar o plano de ação para os próximos meses no que tange a esse quesito.

Foram apresentadas na reunião as principais medidas a serem adotadas pelo Executivo municipal no período chuvoso 2026/2027. O destaque, de acordo com o subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, Elcione Menezes, deverá ser o monitoramento 24 horas por dia e sete dias por semana nas condições de risco da cidade.

"Então assim, a ideia do grupo é: preparou, agora é continuar no plantão 24/7 para dar resposta, seja na área social, na área viária, na área de segurança, na manutenção, na limpeza, na gestão. O foco do grupo é dar solução o mais rápido possível para a comunidade", afirmou.

Alertas emitidos pela Defesa Civil

Diante dos volumes registrados em um período reduzido, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu o alerta com o objetivo de antecipar informações à população e reforçar as medidas de autoproteção, considerando os riscos associados às chuvas intensas.

A medida tem caráter preventivo e é baseada no monitoramento contínuo das condições meteorológicas e hidrológicas, bem como na avaliação dos cenários de risco.

A informação antecipada é uma das principais ferramentas de prevenção da Defesa Civil, contribuindo para reduzir a exposição da população aos riscos, minimizar possíveis danos e, principalmente, proteger vidas.

SINAIS DE QUE DESLIZAMENTOS PODEM ACONTECER:
  
* Trinca nas paredes.
* Água empoçando no quintal.
* Portas e janelas emperrando.
* Rachaduras no solo.
* Água minando da base do barranco.
* Inclinação de poste ou árvores.
* Muros e paredes estufados.
* Estalos.

RECOMENDAÇÕES: 

* Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos.
* Coloque calha no telhado da sua casa. 
* Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água. 
* Não jogue lixo ou entulho na encosta. 
* Não despeje esgoto nos barrancos. 
* Não faça queimadas.

Se você observar algum destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar (193).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.