23°C 35°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Frente fria avança pelo país e provoca chuva e tempestades em várias regiões

Sistema associado a um ciclone extratropical leva chuva, trovoadas, ventos fortes e possibilidade de granizo ao Centro-Oeste, Sudeste e Paraná nesta quarta-feira (30)

30/09/2026 às 15h42
Por: Daniel Mendes
Compartilhe:
Reprodução: Paulo Pinto/Agência Brasil
Reprodução: Paulo Pinto/Agência Brasil

Uma frente fria avança nesta quarta-feira (30) pelo interior do Brasil e provoca mudanças no tempo nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, além do Paraná. O sistema está associado a um ciclone extratropical formado na costa da Região Sul e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode causar chuva, trovoadas, rajadas de vento e granizo.

No Centro-Oeste, há alerta laranja, de perigo para tempestades, no oeste e sul de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul. O oeste e o sul de Mato Grosso também têm previsão de chuva forte, enquanto o sul de Goiás pode registrar pancadas de chuva.

Sudeste tem chuva e alerta para tempestades

Em São Paulo, as áreas mais afetadas estão no oeste e sul do estado, principalmente na divisa com o Paraná. Também há previsão de chuvas isoladas no norte, centro e leste paulista. Em Minas Gerais, a chuva deve atingir principalmente o Triângulo Mineiro e o sul do estado. Também há possibilidade de chuva no Rio de Janeiro.

Apesar da chegada da frente fria, parte do Sudeste permanece sob alerta vermelho para uma onda de calor. O aviso abrange o noroeste e o norte de São Paulo, o Triângulo Mineiro e áreas do centro e sudeste de Minas Gerais. Em Belo Horizonte, a temperatura máxima pode chegar a 37°C.

Paraná também tem risco de tempestades

No Sul, o Paraná e o norte de Santa Catarina estão sob alerta laranja para tempestades. As demais áreas de Santa Catarina, além do noroeste e norte do Rio Grande do Sul, têm aviso amarelo de perigo potencial. No restante da Região Sul, a previsão é de muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada. As temperaturas devem ficar mais baixas em comparação com outras regiões do país.

Baixa umidade continua em parte do Centro-Oeste

Enquanto a frente fria provoca chuva em algumas áreas, o tempo permanece seco em parte do Centro-Oeste. O Distrito Federal e as regiões central, leste e norte de Goiás estão sob alerta laranja para baixa umidade do ar. O aviso também alcança, com menor intensidade, o leste de Mato Grosso e outras áreas de Goiás.

Em Cuiabá, a temperatura máxima pode chegar a 38°C, enquanto Brasília deve registrar mínima de 23°C. A previsão do Inmet indica que a combinação entre a frente fria, áreas de instabilidade e o ciclone extratropical mantém o risco de temporais em diferentes pontos do país ao longo desta quarta-feira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.