
A cientista Denise Pires de Carvalho, atual presidenta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), assumirá nos próximos dias o cargo de vice-diretora-geral de Ciências da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Ela será a primeira brasileira a ocupar a função desde a criação da organização, em 1945.
Ao anunciar a escolha, a Unesco destacou a experiência de Denise em liderança, gestão e avaliação de programas de pesquisa, além de sua atuação em cooperação científica internacional. A organização também ressaltou trabalhos da cientista relacionados ao acesso à ciência, à igualdade de gênero e à governança institucional.
Denise afirmou que pretende levar para a organização internacional uma visão de ciência voltada para as pessoas e para a ampliação da cooperação entre países. Segundo ela, a experiência recente do Brasil na área inclui o fortalecimento de parcerias entre países do Sul Global, especialmente na pós-graduação.
Nos últimos três anos, segundo Denise, a Capes ampliou a interação com países da América Latina e do Caribe e com nações africanas, além de manter outras iniciativas de cooperação internacional.
A cientista também defendeu a ciência como instrumento de desenvolvimento e destacou a relação entre pesquisa, universidades e autonomia dos países.
“Quem nega a ciência, nega o desenvolvimento da nação. Não há país independente sem universidades. Não há país independente sem ciência”, afirmou.
Na Unesco, a Diretoria-Geral de Ciências atua na promoção da cooperação científica internacional e na implementação de programas das Nações Unidas nas áreas de Ciências Naturais e Ciências Sociais e Humanas. Entre os temas acompanhados pelo setor está a elaboração de recomendações sobre ética da inteligência artificial.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) comemorou a indicação e afirmou esperar que a atuação da brasileira contribua para ampliar o papel da ciência em temas como paz, equidade, sustentabilidade e desenvolvimento humano.
Denise Pires de Carvalho é médica e possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde é professora titular do Departamento de Biofísica. Em 2019, tornou-se a primeira mulher a ocupar a Reitoria da universidade.
Entre 2023 e 2024, foi secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). Em fevereiro de 2024, assumiu a presidência da Capes. Ela também preside o Conselho Científico do Institut de Recherche pour le Développement (IRD), da França, e participa de redes de cooperação acadêmica e científica no Brasil e no exterior.
Mín. 23° Máx. 35°