16°C 24°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Novo advogado diz que Daniel Vorcaro quer colaborar com a Justiça

Defesa avalia uma nova tentativa de delação premiada após duas propostas serem rejeitadas pela PF e pela PGR

11/08/2026 às 18h08
Por: João Vitor Viana
Compartilhe:
Divulgação | Banco Master
Divulgação | Banco Master

O novo advogado de Daniel Vorcaro, Daniel Bialski, afirmou que o ex-banqueiro “quer falar e quer colaborar” com a Justiça. A declaração ocorre durante uma reavaliação da estratégia de defesa no caso envolvendo o Banco Master, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). A Polícia Federal (PF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) já rejeitaram duas propostas anteriores de colaboração premiada, e a nova defesa avalia a possibilidade de apresentar uma terceira tentativa.

Bialski assumiu recentemente a defesa de Vorcaro ao lado do criminalista Sérgio Leonardo. Segundo o advogado, antes de definir os próximos passos será necessário analisar de forma detalhada as acusações, as investigações e o conteúdo das tentativas anteriores de acordo. Ele afirmou que ainda não conversou em profundidade com Vorcaro sobre o que foi apresentado nas negociações anteriores ou sobre eventuais informações que poderiam ter ficado de fora.

“Eu ainda não tive a oportunidade de sentar com ele e entender direitinho o que ele falou, se deixou de falar alguma coisa, o que deixou de falar, o que seria importante falar”, afirmou Bialski. O advogado disse ter se encontrado pessoalmente com Vorcaro apenas duas vezes desde que assumiu o caso. Nesses encontros, as conversas se concentraram em entender a operação, as acusações e o andamento das investigações, sem entrar ainda no detalhamento das tentativas de delação.

Uma das primeiras medidas adotadas pela nova defesa foi solicitar uma audiência com o ministro André Mendonça, relator do caso no STF. Segundo Bialski, a intenção é pedir acesso integral aos documentos da investigação e aos expedientes relacionados ao processo, além de discutir questões específicas da defesa. O advogado também pretende solicitar a ampliação do horário de visitas a Vorcaro, que, segundo a defesa, é necessária para realizar um levantamento mais completo das informações antes de definir uma eventual nova proposta de colaboração.

A nova estratégia ocorre em meio a relatos de que as negociações anteriores enfrentaram dificuldades relacionadas ao conteúdo apresentado por Vorcaro. Segundo informações divulgadas pelo Brasil 247, integrantes da PF e da PGR teriam apontado como entraves a necessidade de reconhecimento dos crimes, esclarecimentos sobre os recursos envolvidos no caso e a apresentação de informações novas que possam contribuir efetivamente para as investigações. A defesa trabalha agora na organização dos dados disponíveis para, posteriormente, discutir com Vorcaro o caminho considerado mais adequado.

Entre as demandas da nova equipe está a possibilidade de ampliar significativamente o tempo de contato com o ex-banqueiro. Segundo reportagem publicada pelo Brasil 247, a defesa avalia solicitar acesso ao cliente por até seis horas diárias para realizar um levantamento detalhado das informações antes de uma eventual terceira proposta de colaboração. A medida ainda depende de autorização e faz parte das ações que a equipe pretende discutir com o ministro André Mendonça.

Bialski afirmou que, neste momento, o principal objetivo é compreender integralmente o caso e organizar as informações disponíveis. “A gente falou muito mais para entender qual era a operação, quais são as acusações, o que aconteceu até aqui. Mas eu não entrei ainda no detalhamento relacionado às tentativas de delação”, explicou. A partir do levantamento feito pela equipe, os advogados deverão voltar a conversar com Vorcaro para definir os próximos passos da defesa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.