16°C 27°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Novo define Fernanda Altoé e Tiago Mitraud para negociar vice na chapa de Mateus Simões

Escolhas foram confirmadas durante convenção estadual do partido, realizada em Belo Horizonte na terça-feira (21)

23/07/2026 às 09h55 Atualizada em 23/07/2026 às 10h01
Por: Cristiane Cirilo
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

O partido Novo em Minas Gerais escolheu, por unanimidade, a vereadora de Belo Horizonte Fernanda Pereira Altoé (NOVO) e o ex-deputado federal Tiago Mitraud (NOVO) para representarem a legenda nas negociações por uma vaga de vice-governador em uma eventual chapa encabeçada pelo governador Mateus Simões (PSD).

A decisão foi tomada durante a Convenção Estadual do partido, realizada na terça-feira (21) em Belo Horizonte, e os dois nomes ficarão responsáveis por conduzir as tratativas com o PSD caso avancem as conversas para a formação da aliança.

Fernanda Pereira Altoé é advogada, pós-graduada em Direito Público pela PUC Minas, e atualmente exerce mandato de vereadora em Belo Horizonte, onde também ocupa o cargo de 1ª vice-presidente da Câmara Municipal. Trabalhou por quase dez anos como assessora no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e foi promotora de Justiça do Estado de São Paulo. Filiada ao Novo desde os primeiros anos do partido em Minas, foi candidata a vereadora pela primeira vez em 2016, eleita em 2020 para seu primeiro mandato e, em 2024, foi a quarta vereadora mais votada de Belo Horizonte.

Tiago Mitraud é administrador e foi eleito deputado federal por Minas Gerais em 2018. Em 2022, foi candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Felipe D'Avila (Novo). No Congresso, atuou principalmente em pautas relacionadas a educação, gestão pública e liberdades individuais.

Além da definição dos representantes para as negociações, a convenção também homologou as chapas de pré-candidatos do Novo à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa de Minas Gerais para as eleições de 2026. Segundo o partido, as nominatas foram apresentadas de forma completa, com candidatos de todas as regiões do estado, em conformidade com a proporcionalidade de gênero e demais exigências da legislação eleitoral, incluindo o critério de ficha limpa.

A eventual composição entre Novo e PSD para a disputa do governo de Minas Gerais em 2026 ainda depende do andamento das negociações entre as duas legendas.

As convenções partidárias têm até 5 de agosto para escolher os candidatos às eleições deste ano. Os nomes devem ser registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 15 de agosto, com início oficial da campanha eleitoral no dia seguinte.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.