13°C 26°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

EUA voltam a atacar alvos militares no Irã; Teerã promete retaliar

Os ataques ocorreram na madrugada desta quinta-feira (09) em regiões costeiras e estratégicas do território iraniano, incluindo áreas próximas ao Golfo Pérsico

09/07/2026 às 11h41
Por: Daniel Mendes
Compartilhe:
Divulgação: Reuters
Divulgação: Reuters

Os Estados Unidos realizaram na madrugada desta segunda-feira (09), uma nova rodada de bombardeios contra alvos militares no Irã. O movimento amplia a ofensiva iniciada nessa semana e intensificando o conflito entre os países.

Segundo o Comando Central dos Estados Unidos (Centcom), aeronaves atingiram instalações militares, sistemas de defesa aérea e outros alvos considerados estratégicos. O Irã respondeu com ataques a bases militares americanas no Bahrein e no Kuwait e elevou o tom das declarações contra Washington.

Os Estados Unidos afirmam que a ofensiva busca responder a ações iranianas contra interesses americanos e garantir a segurança da navegação internacional. Já Teerã classifica os bombardeios como violação de sua soberania e promete ampliar as represálias.

Na terça-feira (07), as forças americanas já haviam bombardeado outros 80 alvos militares no Irã. A ofensiva anterior também atingiu mais 60 embarcações da Guarda Revolucionária do país. O aumento da tensão ocorre justamente no mesmo dia em que o Irã realiza o funeral do líder supremo Ali Khamenei, morto no ataque do dia de 28 de fevereiro de 2026.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.