
Os governos de Brasil e Paraguai assinaram um acordo bilateral que cria regras específicas para o transporte internacional de cargas de menor porte. O acordo foi assinado durante a 68ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul (Mercado Comum do Sul), realizada em Assunção, no Paraguai.
O principal objetivo é modernizar a logística entre as cidades de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este e Presidente Franco, no Paraguai, tornando as operações mais eficientes, seguras e organizadas.
O acordo também contribuirá para melhorar o fluxo logístico na tríplice fronteira, entre Brasil, Paraguai e Argentina. Como parte das medidas de reorganização do tráfego internacional, os veículos abarcados pelo novo regime passarão a utilizar a Ponte da Integração para o ingresso no Brasil. Essa mudança reduz a circulação desse tipo de veículo pela Ponte da Amizade e proporciona maior eficiência na distribuição dos fluxos de cargas.
A formalização do protocolo encerra um longo processo de negociações técnicas conduzidas por órgãos dos dois países no âmbito do Mercosul, com participação da Receita Federal, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e de autoridades paraguaias.
Mín. 14° Máx. 25°