
Os indicadores do ensino médio da rede pública brasileira apresentaram evolução nos últimos três anos, de acordo com a segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC). Entre 2022 e 2025, a taxa de reprovação diminuiu 62%, enquanto o abandono escolar foi reduzido em 61%. O levantamento também aponta queda de 28% na distorção idade-série, indicador que mede o atraso escolar.
No mesmo período, o percentual de estudantes aprovados cresceu 11%. Segundo o MEC, o avanço está relacionado à adoção de políticas públicas voltadas à permanência dos alunos nas escolas, como o programa Pé-de-Meia, implantado em 2024, além da ampliação da oferta de ensino em tempo integral, melhorias na alimentação escolar, transporte e outros investimentos na educação.
Outro dado destacado pelo estudo é a redução de 28% na taxa de estudantes que deixaram de retornar ao ensino médio entre 2022 e 2025. Para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esse resultado representa um número maior de jovens que permaneceram na escola e deram continuidade aos estudos.
O levantamento também mostra a expansão da educação em tempo integral. A participação dessa modalidade passou de 15,1% das matrículas em 2021 para 25,8% em 2025, alcançando cerca de 8,8 milhões de estudantes da rede pública e atingindo a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação.
De acordo com o Ministério da Educação, o programa Pé-de-Meia já atende mais de 7 milhões de estudantes e tem contribuído para reduzir a evasão escolar, ampliar a frequência às aulas e melhorar o desempenho dos alunos. O governo também atribui os resultados aos investimentos em infraestrutura, conectividade nas escolas públicas e às mudanças implementadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Mín. 15° Máx. 25°