
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou nesta segunda-feira (22) as medidas relacionadas aos produtos da marca Ypê, após suspensão determinada em abril de 2026. A decisão envolve a liberação parcial de itens anteriormente interditados e o recolhimento voluntário de parte dos lava-roupas líquidos fabricados pela empresa Química Amparo Ltda.
Segundo a Anvisa, foram liberados para comercialização os detergentes e desinfetantes produzidos a partir de 1º de janeiro de 2026, após a apresentação de laudos considerados satisfatórios para todos os lotes analisados. Entre os produtos liberados estão diferentes versões de lava-louças da linha Ypê, incluindo as versões com enzimas ativas, concentrado Green e toque suave, além dos desinfetantes Bak Ypê e Pinho Ypê.
Por outro lado, em relação aos lava-roupas líquidos, a empresa informou que fará um recolhimento voluntário dos produtos fabricados até 31 de março de 2026. A medida atinge toda a linha Tixan Ypê, incluindo versões como Combate ao Mau Odor, Antibac, Coco e Baunilha, Green, Express, Power Act, Premium, Maciez e Primavera.
De acordo com a fabricante, a decisão tem caráter preventivo e faz parte de um plano de mitigação de riscos e normalização operacional acordado com a Anvisa. A agência destacou que a medida busca garantir a segurança dos produtos disponíveis no mercado e reforçar os padrões de controle de qualidade.
O caso faz parte do processo de reavaliação regulatória dos itens da marca após a suspensão inicial, com liberações graduais condicionadas à comprovação técnica de conformidade.
Mín. 14° Máx. 25°