
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) que renunciará ao cargo e deixará também a liderança do Partido Trabalhista, após reconhecer que não é a pessoa mais indicada para conduzir o país nas próximas eleições gerais.
Segundo ele, a decisão foi comunicada ao rei Charles ainda pela manhã, em uma conversa na qual informou que a transição de poder ocorrerá de forma tranquila. Starmer afirmou que permanecerá como primeiro-ministro até a conclusão do processo interno de escolha de seu sucessor.
O premiê disse ainda que solicitará ao comitê executivo nacional do Partido Trabalhista a definição de um cronograma para a disputa pela liderança. O processo deve começar em 9 de julho e ser concluído até o verão europeu, permitindo que o novo líder assuma o cargo antes do retorno do Parlamento, previsto para setembro.
Com isso, um novo chefe de governo deverá assumir o comando do Reino Unido antes da reabertura dos trabalhos parlamentares, o que levará o país a ter seu sétimo primeiro-ministro em dez anos, em meio a um cenário de instabilidade política.
Em pronunciamento, Starmer reforçou que seguirá no cargo até a escolha do sucessor e prometeu garantir uma transição ordenada dentro do governo britânico.
Mín. 14° Máx. 25°