
Seis pessoas morreram neste domingo (21) após a queda de uma aeronave da Força Aérea Boliviana (FAB) durante uma missão de reconhecimento em uma região montanhosa no centro da Bolívia. Entre as vítimas estão oficiais da corporação. A informação foi confirmada pelo coronel da polícia Wilson Flores, durante coletiva de imprensa realizada em Cochabamba.
Em nota oficial, a FAB informou que as informações sobre as mortes ainda são preliminares, com base em um relatório da equipe de busca e resgate que aponta que não houve sobreviventes entre os ocupantes da aeronave. O comunicado não detalha o número de vítimas, mas Flores afirmou que os seis ocupantes do avião morreram no acidente.
Segundo a Força Aérea, a aeronave Cessna realizava um voo de apoio a ações cívicas e patrulhamento aéreo na rota entre La Paz e Cochabamba, monitorando trechos de rodovias que permaneciam bloqueados por manifestantes. Durante a operação, o avião perdeu contato com as autoridades, o que levou ao início das buscas por equipes em terra.
Os destroços da aeronave foram localizados nas proximidades da região de Sayari, no departamento de Cochabamba. A FAB informou ainda que uma junta investigadora foi acionada para apurar as circunstâncias e as causas da queda.
O acidente ocorreu em meio a um cenário de tensão política no país. Apesar da suspensão de bloqueios em grande parte da Bolívia, algumas estradas da região de Cochabamba continuam interditadas por sindicatos de produtores de coca alinhados ao ex-presidente Evo Morales. O governo boliviano acusa os manifestantes de promover ações com objetivo de desestabilizar a administração do presidente Rodrigo Paz.
Os protestos já ultrapassam 50 dias e motivaram a decretação de estado de exceção pelo governo no último sábado (20), em uma tentativa de restabelecer a circulação nas principais rodovias do país.
Mín. 14° Máx. 25°