
Um curta-metragem produzido por estudantes de Uberlândia foi selecionado para a 21ª edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, um dos principais eventos dedicados à preservação e à memória do cinema brasileiro. Com cinco minutos de duração, o filme "A Revolta das Lixeiras" integra a programação da Mostra Educação, espaço voltado à formação audiovisual dentro do festival.
A produção é resultado das atividades desenvolvidas pelo projeto Trakinagem e será exibida no dia 27 de julho, às 11h30, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), durante o XVIII Fórum da Rede Kino, que faz parte do Encontro da Educação promovido pela CineOP.
O curta coloca o descarte irregular de resíduos como tema central da narrativa. Na história, as lixeiras ganham vida e se rebelam contra a forma como são tratadas pela população, chamando a atenção para questões relacionadas à preservação ambiental, sustentabilidade e qualidade de vida nos espaços urbanos.
A proposta utiliza uma abordagem criativa para estimular a reflexão sobre os impactos do lixo descartado de maneira inadequada e a importância da conscientização ambiental.
O curta foi desenvolvido de forma colaborativa pelos participantes do projeto, que acompanharam todas as etapas da produção audiovisual, desde a criação do roteiro até as gravações e a finalização.
As oficinas ocorreram entre agosto de 2025 e abril de 2026, com oito encontros semanais e três horas de duração cada, abordando diferentes processos da produção cinematográfica. A experiência proporcionou aos estudantes contato direto com técnicas de roteiro, direção, interpretação, filmagem e edição, culminando na criação do filme que agora será exibido em uma das mais importantes mostras de cinema do país.
Mín. 12° Máx. 23°