
Os dados da Prova Nacional Docente aplicada em 2025, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), acenderam um alerta sobre a formação de professores no Brasil, especialmente na área de Matemática.
Segundo o levantamento, enquanto a área de Ciências Humanas registrou 80,2% de profissionais proficientes, Matemática apresentou um dos piores resultados, com apenas 45% dos participantes atingindo o nível de proficiência.
O desempenho abaixo da média é visto como um sinal de preocupação para o ensino da disciplina no país, especialmente diante da demanda por melhoria nos indicadores de aprendizagem na educação básica.
Além da Prova Nacional Docente, o MEC também realizou em 2025 a Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática. O levantamento apontou que apenas 35% dos docentes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio afirmam ter formação aprofundada em recomposição das aprendizagens em Matemática.
Nos anos iniciais, o percentual é ainda menor, ficando abaixo de 25%.
Para especialistas, esses números refletem diretamente na prática pedagógica. Um terço dos professores dos anos iniciais, por exemplo, afirma não se sentir preparado para avaliar conteúdos de Matemática.
Em 2025, o MEC lançou a Política Nacional Toda Matemática, com o objetivo de fortalecer o ensino da disciplina na educação básica e melhorar o desempenho dos estudantes.
A iniciativa prevê apoio a estados e municípios na formação de professores, priorização de aprendizagens essenciais e recomposição de conteúdos desde os anos iniciais.
Segundo especialistas, os resultados devem ocorrer a longo prazo.
Mín. 16° Máx. 22°