21°C 34°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Tiradentes vai substituir charretes a cavalo por carruagens elétricas

Uso de charretes é questionado por protetores de animais, que alegam que os cavalos são submetidos a desgaste excessivo

24/05/2024 às 08h35
Por: Redação
Compartilhe:
 Foto: Raquel Freitas/G1
Foto: Raquel Freitas/G1

As tradicionais charretes utilizadas em passeios turísticos no centro histórico de Tiradentes, na Região do Campo das Vertentes, devem ser substituídas por veículos elétricos. A prefeitura assinou, nesta terça-feira, 21 de maio, um termo de compromisso com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para o desenvolvimento de um projeto de transição.

O uso de charretes é questionado há anos na cidade. Protetores de animais alegam que os cavalos são submetidos a desgaste excessivo, gerado principalmente pelas ruas de paralelepípedos, com alguns trechos de inclinação acentuada.

Segundo a prefeitura, os novos veículos serão custeados pelo Ministério Público e outros agentes envolvidos. O Instituto Arbo será responsável pelo desenvolvimento de um protótipo de carruagem elétrica.

De acordo com o presidente da Associação de Charreteiros de Tiradentes, Reginilson Ramalho, atualmente 30 trabalhadores dependem da atividade nas charretes na cidade. Eles temem os impactos das mudanças.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários