Contagem entra no circuito nacional da cultura entre os dias 18 e 24 de maio com a realização da 24ª Semana Nacional de Museus, iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em celebração ao Dia Internacional dos Museus.
Com o tema “Museus: unindo um mundo dividido”, a programação reúne exposições, oficinas, lançamentos de livros, rodas de conversa, saraus e visitas guiadas em diferentes espaços históricos e culturais da cidade.
Considerada uma das maiores mobilizações culturais do país, a Semana Nacional de Museus propõe em 2026 uma reflexão sobre o papel dos espaços culturais diante das desigualdades sociais, dos conflitos contemporâneos e da preservação da memória coletiva.
Em Contagem, a programação ocupa locais simbólicos da cidade, como a Casa da Cultura Nair Mendes Moreira, reconhecida oficialmente pelo Ibram como Museu Histórico de Contagem no fim de 2025. O espaço recebe oficina de mosaico, lançamento literário e a exposição “Entre a Luta e o Afeto, Mães Negras Solo”.
Outro destaque é a Casa de Cacos, considerada uma das arquiteturas mais singulares do país. O espaço, revestido por louças, azulejos e fragmentos cerâmicos idealizados por Seu Carlos, terá visitas guiadas abertas ao público durante o fim de semana.
A Estação Bernardo Monteiro e o Parque Gentil Diniz também entram na programação com exposições, ações culturais e o Sarau Ocupa, reunindo arte, música e ocupação cultural em espaços históricos da cidade.
Segundo a diretora de Memória e Patrimônio Cultural, Gabrielle Vaz, os equipamentos culturais cumprem papel fundamental na formação, no pertencimento e na valorização da identidade contagense.
Além das atividades presenciais, a programação reforça a importância dos museus e patrimônios como espaços de democratização do acesso à cultura e fortalecimento da memória coletiva.