A Polícia Federal (PF) realizou nesta quinta-feira (7) a quinta fase da Operação Compliance Zero, que tem como um dos alvos o senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro (PL) e presidente nacional do Progressistas.
As ordens foram autorizadas pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), e incluem dez mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária cumpridos em Minas Gerais, São Paulo, Piauí e no Distrito Federal.
Segundo a investigação, a operação busca aprofundar a apuração de possíveis crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e irregularidades ligadas ao Sistema Financeiro Nacional.
Investigadores apuram a atuação de um grupo suspeito de operar mecanismos de desvio de recursos e ocultação patrimonial por meio de movimentações financeiras consideradas ilícitas.
A decisão do STF também determinou o bloqueio de bens, direitos e valores que somam R$ 18,85 milhões.
A nova fase da operação concentra investigações relacionadas ao Banco Master, instituição controlada pelo banqueiro Daniel Vorcaro, além de pessoas ligadas ao entorno empresarial e político do grupo investigado.
Segundo a apuração, a Polícia Federal investiga a relação entre Ciro Nogueira e Daniel Vorcaro. Mensagens obtidas durante a investigação mostram o controlador do Banco Master se referindo ao senador como “um dos meus grandes amigos de vida”.
Os diálogos também registram encontros frequentes entre os dois e articulações envolvendo temas ligados ao sistema financeiro, de acordo com os investigadores.
Até o momento, os citados na investigação não se manifestaram publicamente sobre as acusações.