18°C 25°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

PGR denuncia Silvio Almeida por importunação sexual contra Anielle Franco

O caso teve repercussão política e resultou na demissão de Almeida do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em setembro de 2024

21/03/2026 às 12h10
Por: Cristiane Cirilo
Compartilhe:
Poder 360
Poder 360

A Procuradoria-Geral da República apresentou denúncia contra o ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida por importunação sexual contra a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. O caso foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal e está sob relatoria do ministro André Mendonça, em tramitação sob sigilo.

A acusação foi formalizada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, com base em elementos reunidos durante a investigação conduzida pela Polícia Federal. Segundo a denúncia, as provas colhidas corroboram o relato apresentado por Anielle Franco.

Silvio Almeida já havia sido indiciado pela Polícia Federal por suspeita de importunação sexual, incluindo um caso envolvendo a ministra e outro referente à professora Isabel Rodrigues. No entanto, a denúncia da PGR se restringe ao episódio envolvendo Anielle.

O caso teve repercussão política e resultou na demissão de Almeida do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em setembro de 2024.

Entre os elementos citados na investigação está o depoimento do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, que relatou ter presenciado uma situação envolvendo o então ministro e a colega de governo durante uma reunião oficial.

Em declarações anteriores, Silvio Almeida negou as acusações. A defesa do ex-ministro não se manifestou até a última atualização do caso.

A denúncia agora será analisada pelo STF, que decidirá se aceita a acusação e dá início a uma ação penal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.