
O presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, confirmou, neste sábado (28), o nome do senador Cleitinho Azevedo como pré-candidato da legenda ao governo de Minas Gerais nas eleições de 2026.
Nesta semana, o Portal Impactto antecipou que Cleitinho se colocava como pré-candidato ao Governo de Minas e defendia a união do campo da direita como estratégia para 2026. Na ocasião, afirmou que só abriria mão da disputa caso o deputado federal Nikolas Ferreira decidisse entrar oficialmente na corrida.
A declaração consolida Cleitinho como o nome do partido para a disputa ao Palácio Tiradentes e dá caráter formal a um movimento que já vinha sendo construído publicamente pelo senador, com agendas no interior do Estado e posicionamentos voltados à corrida estadual.
O senador também argumentou que a definição do nome mais competitivo deveria ser baseada em pesquisas eleitorais. Disse que não teria dificuldade em recuar caso aparecesse atrás nas sondagens, mas sustentou que levantamentos internos indicariam vantagem expressiva.
“Se eu apareço com mais de 40%, por que eu tenho que abrir mão?”
Ao comentar o cenário estadual, Cleitinho mencionou ainda a possível candidatura do senador Rodrigo Pacheco, que poderia contar com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para ele, se há discurso de união na direita, a convergência deveria ocorrer em torno do nome mais bem posicionado nas pesquisas.
Mín. 17° Máx. 27°