
Sem receber novos servidores efetivos desde 2014, o Governo de Minas anunciou, na última sexta-feira (16), a abertura do novo concurso público da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) com 380 vagas imediatas para o cargo de Especialista em Políticas e Gestão da Saúde (EPGS), além da formação de cadastro de reserva.
De acordo com a secretaria, as vagas são para a Unidade Central, na capital mineira, e as Unidades Regionais de Saúde (URS), espalhadas por diversas cidades do interior do estado, sendo elas, Alfenas, Barbacena, Coronel Fabriciano, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Itabira, Ituiutaba, Januária, Juiz de Fora, Leopoldina, Manhuaçu, Montes Claros, Passos, Patos de Minas, Pedra Azul, Pirapora, Ponte Nova, Pouso Alegre, São João Del Rey, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Unaí, Varginha.
Os cargos exigem formação de nível superior (conforme áreas detalhadas no edital) e oferece:
O processo seletivo será executado pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) e contará com duas etapas principais: prova objetiva de múltipla escolha e prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
O período de inscrições será entre os dias 4 de março e 2 de abril, deste ano, com as candidaturas sendo feitas exclusivamente pela internet, no site do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP).
Ainda segundo a SES-MG, valor da inscrição será de R$ 59,00; doadores de sangue, ou mesários da Justiça Eleitoral, desempregados e inscritos no CadÚnico, têm direito à isenção da taxa. O prazo para solicitar o benefício deve ser conferido no cronograma oficial do edital.
O documento completo (Edital SES nº 01/2026) pode ser consultado no Diário Oficial do Estado ou diretamente nos canais da SES-MG.
Mín. 18° Máx. 24°