Os corpos de cinco dos sete mineiros mortos no grave acidente envolvendo um ônibus de excursão na BR-423, em Pernambuco, devem chegar ao Norte de Minas Gerais na noite desta segunda-feira (20). O veículo, que retornava do polo de confecções de Santa Cruz do Capibaribe, tombou na altura do município de Saloá, no Agreste pernambucano, deixando 17 mortos e dezenas de feridos.
A liberação dos corpos ocorreu por volta das 7h da manhã desta segunda, e, segundo informações da administração do transporte funerário, o comboio passou pela cidade de Feira de Santana, na Bahia, por volta das 9h. O trajeto até as cidades de destino, no Norte de Minas, deve durar cerca de 22 horas. Entre as vítimas mineiras confirmadas estão moradores de Porteirinha, Jaíba, São João das Missões e Manga.
Foram identificados:
Maria da Glória Antunes Martins – Porteirinha
José Aparecido Oliveira Filho – Porteirinha
Luciene Augusta de Oliveira – Porteirinha
Aldir Tintiliano Borges – Jaíba
Maria Adriana de Souza Borges – Jaíba
Outras duas vítimas, Maria Sueli Simões Nogueira, de São João das Missões, e Sirlene Alves de Jesus Souza, de Manga, ainda não tiveram os corpos liberados pelo Instituto Médico Legal (IML).
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu após o motorista perder o controle da direção, invadir a contramão e colidir em rochas. Ao tentar retornar à pista, o veículo bateu em um banco de areia e acabou tombando. Parte dos passageiros foi arremessada para fora do ônibus.
O motorista afirmou às autoridades que o acidente teria sido provocado por uma falha no sistema de freios, e que conduzia o veículo em “velocidade normal” no momento do impacto. O ônibus transportava passageiros que haviam viajado a Pernambuco para realizar compras no comércio local, uma prática comum entre comerciantes e sacoleiros da região Norte de Minas.
O resgate envolveu 23 militares e cinco viaturas especializadas do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), entre unidades de resgate, salvamento, combate a incêndio e apoio operacional. A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) confirmou que todos os 17 corpos foram identificados pelo Instituto de Medicina Legal (IML).
A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns, instaurou um inquérito para apurar as causas do acidente. O delegado-geral da corporação, Renato Leite, afirmou que a prioridade neste momento é a entrega dos corpos às famílias. “O foco principal agora é na identificação e na devolução das vítimas aos familiares. Depois, as investigações seguirão para apurar responsabilidades”, destacou.
O chefe da Polícia Científica de Pernambuco, Wagner Diniz, informou que as perícias no local do acidente já foram concluídas e que o trabalho agora se concentra na análise técnica dos sistemas do veículo.
O Governo de Pernambuco informou que está em contato direto com as autoridades dos estados de origem das vítimas para garantir apoio logístico e psicológico aos familiares, além do acompanhamento dos sobreviventes que permanecem hospitalizados.
A tragédia comoveu moradores das cidades mineiras envolvidas, especialmente em Porteirinha e Jaíba, onde estão sendo organizadas homenagens e velórios coletivos em memória das vítimas.
Mín. 14° Máx. 25°