Um apagão atingiu Minas Gerais e diversos estados brasileiros na madrugada desta terça-feira (14), deixando parte da população sem energia elétrica por cerca de uma hora e meia. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o incidente teve início às 0h32 e foi provocado por um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná. A falha ocasionou a perda de aproximadamente 10 mil megawatts no Sistema Interligado Nacional (SIN) e afetou os quatro subsistemas de energia do país: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Em Minas Gerais, cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte — incluindo a capital — registraram falta de energia em vários bairros. Segundo relatos nas redes sociais, moradores das regiões da Pampulha, Norte, Nordeste e Centro-Sul ficaram sem luz por cerca de uma hora. O apagão também foi registrado em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Acre, Amapá e Pernambuco.
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que o evento foi causado pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), um sistema de proteção automática do SIN que desliga blocos de consumo de forma escalonada para evitar o colapso do sistema elétrico. Segundo a empresa, o restabelecimento de 99% dos clientes ocorreu até 1h30, e, às 6h12, o fornecimento de energia já havia sido totalmente normalizado.
De acordo com o ONS, o incêndio na subestação provocou o desligamento da interligação elétrica entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. No momento do incidente, o Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste. A interrupção de carga foi de aproximadamente 1.600 MW no Sul, 4.800 MW no Sudeste, 1.900 MW no Nordeste e 1.600 MW no Norte.
O órgão informou ainda que, logo após a falha, iniciou um plano de recomposição do sistema em conjunto com as concessionárias de energia. “O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que em até 1h30 todas as regiões, exceto o Sul, tiveram o fornecimento restabelecido. A normalização total ocorreu por volta das 2h30”, informou o ONS em nota.
Uma reunião entre o ONS e os principais agentes do setor elétrico foi agendada para esta terça-feira, com o objetivo de detalhar as causas da ocorrência. Até sexta-feira (17), deverá ser elaborado o Relatório de Análise da Perturbação (RAP), que trará uma avaliação técnica completa do apagão.
O Sistema Interligado Nacional é responsável por conectar as principais fontes de geração de energia do país — hidrelétricas, eólicas e térmicas — e garantir o fornecimento entre os estados. Atualmente, o Brasil possui 16 bacias hidrográficas que compõem a rede, além de uma crescente participação da energia eólica, especialmente nas regiões Nordeste e Sul.
Mín. 19° Máx. 32°