A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9), uma operação contra o tráfico de drogas em Belo Horizonte e outras quatro cidades da Região Metropolitana e do interior do Estado. A ação tem como objetivo desarticular um grupo criminoso apontado como responsável pela distribuição de entorpecentes e posse ilegal de armas de fogo.
Ao todo, estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, quatro de prisão preventiva e um de busca e apreensão de adolescente. Os alvos da operação são investigados por envolvimento direto com o tráfico de drogas e posse irregular de armamentos, sendo classificados pela polícia como indivíduos de alta periculosidade.
As diligências ocorrem em Belo Horizonte, onde estão concentrados 11 endereços, além de Contagem (3), Betim (2), Ibirité (1) e Sete Lagoas (1). Esses locais, segundo as investigações, serviam como bases operacionais para o grupo, utilizado para armazenamento e distribuição de drogas.
A ação desta quinta-feira integra a segunda fase da Operação Harpia, iniciada pela PCMG para combater organizações criminosas ligadas ao tráfico em Minas Gerais. A primeira etapa, realizada em 27 de agosto, resultou na prisão de sete pessoas envolvidas em um esquema de tráfico interestadual e internacional, além da apreensão de armas, drogas, celulares e uma moto aquática encontrada dentro da piscina de uma residência de luxo em Belo Horizonte.
Nesta nova fase, a operação mobiliza cerca de 120 policiais civis, com o apoio de unidades especializadas como a Coordenação de Recursos Especiais (Core), Coordenação de Apoio Policial (Cap), Coordenação de Operações com Cães (Coc) e Coordenação Aerotática (Cat). O uso dessas equipes e recursos visa garantir a segurança dos agentes e a eficiência das ações.
De acordo com a PCMG, a Operação Harpia faz parte de um esforço contínuo para enfraquecer o tráfico de drogas na Grande Belo Horizonte e reduzir o poder de atuação de facções criminosas. As investigações seguem em andamento, e os materiais apreendidos nesta fase serão encaminhados para análise técnica.
Mín. 17° Máx. 26°